quarta-feira, 23 de junho de 2010

A JORNADA DO HERÓI

Uma das maiores influências sobre a estrutura das histórias em Hollywood, apesar de que isto não tenha sido sua intenção, foi o antropólogo Joseph Campbell. Campbell criou um interesse sem precedentes em mitologia e narração de histórias com seus livros e sua incrivelmente popular série de entrevistas com Bill Moyers na rede de TV PBS. Campbell não era um guru de enredos. Construindo sobre o trabalho do psicólogo suíço Carl G. Jung — que procurava entender os arquétipos universais das histórias e os personagens míticos que pareciam surgir em culturas variadas — Campbell deu um passo à frente ao esboçar um padrão básico e imutável de narração de histórias. Seu livro, O Herói de Mil Faces, detalha como as estruturas de enredo da maioria dos mitos de jornada heróica eram semelhantes não importavam o país, a cultura ou o século de onde vieram. Campbell argumenta que todos os contadores de histórias — dos antigos gregos aos quenianos, dos chineses aos roteiristas de Hollywood — seguem a mesma fórmula básica quando recontam estas histórias heróicas, apesar de suas aparentes infinitas variações.

Esta estrutura antiga envolve os doze estágios da Jornada do Herói:

1- O MUNDO HABITUAL
Um mito começa com o herói em seu próprio ambiente.
2- A CHAMADA PARA A AVENTURA
Um problema ou desafio é apresentado e irá perturbar o mundo habitual do protagonista.
3- O HERÓI RELUTANTE
O herói frente à aventura. Ele enfrenta seus medos em relação ao desconhecido.
4- O VELHO SÁBIO
O herói consegue um mentor, que ajuda o herói a tomar a decisão certa, mas o herói precisa empreender a jornada sozinho.
5- DENTRO DO MUNDO ESPECIAL
O herói toma a decisão de comprometer-se com a aventura e deixa seu mundo familiar para trás, para entrar num mundo especial de problemas e desafios.
6- TESTE, ALIADOS E INIMIGOS
O herói enfrenta os aliados de seus oponentes, assim como a sua própria fraqueza, e inicia o trabalho enquanto lida com as consequências de suas ações.
7- A CAVERNA SECRETA
O herói entra no lugar de maior perigo, o mundo do antagonista.
8- A PROVAÇÃO SUPREMA
O momento sombrio ocorre. O herói precisa encarar um fracasso crítico, uma derrota aparente, a partir da qual ele irá adquirir sabedoria ou habilidade para ser bem-sucedido no final.
9 – APODERANDO-SE DA ESPADA
O herói ganha poder. Com seu novo conhecimento ou maior capacidade, ele agora pode derrotar as forças hostis do antagonista.
10- A ESTRADA DE VOLTA
O herói volta para seu mundo habitual. Ainda há perigos e problemas enquanto o antagonista e seus aliados perseguem o herói e tentam evitar que ele escape.
11- RESSURREIÇÃO
O herói é espiritualmente ou literariamente renascido e purificado por sua provação, enquanto ele se aproxima do limiar do mundo habitual.
12- RETORNO COM O ELIXIR
O herói retorna ao mundo habitual com o tesouro que irá curar seu mundo e restaurar o equilíbrio que estava perdido.

O mais famoso exemplo de filme que segue esta fórmula é Guerra Nas Estrelas: Episódio IV – Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV – A New Hope, 1977). Aqui mostramos como a jornada de Luke Skywalker (o protagonista) segue o esquema ancestral de enredo de Campbell:

1- O MUNDO HABITUAL
Luke Skywalker é um rapaz, um fazendeiro entediado em um planeta distante.
2- A CHAMADA PARA A AVENTURA
A Princesa Léia e as forças rebeldes que resistem ao Imperador do mal estão em dificuldades. Ela manda uma mensagem holográfica pedindo ajuda a Obi Wan Kenobi que, por sua vez, pede para Luke se unir a ele.
3- O HERÓI RELUTANTE
Skywalker recusa-se a se unir a Obi Wan. Ele tem responsabilidades demais na fazenda, mas quando ele vai para casa, descobre que sua família foi massacrada pelas Stormtroopers do Imperador.
4- O VELHO SÁBIO
Um mentor sábio, Obi Wan Kenobi prepara Luke para a batalha à frente. Ele dá a ele um sabre de luz que um dia pertenceu ao pai de Luke, um cavaleiro Jedi. Ele conta a Luke sobre o lado negro da Força.
5- DENTRO DO MUNDO ESPECIAL
Luke decide deixar seu mundo habitual e ir acertar as coisas.
6- TESTE, ALIADOS E INIMIGOS
Luke entra num mundo perigoso, encontra estranhas criaturas no “limiar” (a área do bar), une forças com Han Solo, foge das Stormtroopers do Imperador e entra na briga, voando para o espaço para resgatar a Princesa Léia.
7- A CAVERNA SECRETA
Luke entra na Estrela da Morte, o lar e a arma suprema do maior guerreiro do Imperador do mal, Darth Vader.
8- A PROVAÇÃO SUPREMA
Luke, Han Solo e a Princesa Léia ficam presos na gigante prensa de lixo da Estrela da Morte; Luke é puxado sob a água por uma estranha criatura. Eles então são salvos por um aliado, R2D2.
9 – APODERANDO-SE DA ESPADA
Luke resgata a Princesa Léia e apodera-se das plantas da Estrela da Morte.
10- A ESTRADA DE VOLTA
Luke é perseguido por Darth Vader.
11- RESSURREIÇÃO
Luke é quase morto por Darth mas reage e vence. Luke destrói a Estrela da Morte.
12- RETORNO COM O ELIXIR
Luke é recompensado por todo o seu trabalho duro. O mundo está novamente em equilíbrio.
http://dicasderoteiro.com/2010/01/19/a-jornada-do-heroi/

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